domingo, 16 de setembro de 2018

Compensação de ausências - ProfªErika (2ºAno)


O trabalho deverá ser entregue em uma folha de almaço, manuscrito e à caneta, na data estipulada em sala de aula. Para tal, o aluno deverá assistir aos vídeos abaixo e elaborar uma SÍNTESE (resumo) de seus respectivos conteúdos com, no mínimo, 15 linhas cada uma.
5 a 10 faltas
Substantivos
Classicismo/Quinhentismo

10 faltas em dianteAlém do conteúdo acima, o trabalho deverá conter os seguintes conteúdos:
Barroco

Adjetivos

Revisão - artigos e numerais



GABARITO - Exercícios sobre "numerais"


p.112
1 a. “Um é pouco, dois é bom, três é demais”
b. No anúncio: uma, duas e três; no ditado: um, dois e três.
c. No anúncio, eles estão no feminino; no ditado, eles estão no masculino.
d. Porque, no anúncio, os numerais se referem ao substantivo “bala(s)”, devendo concordar assim em gênero e número.

2. a. No anúncio, a palavra “pouco” aparece três vezes.
b. O sentido de que a bala é muito gostosa, por isso seria se saciar com apenas três balas.

3. a. cem rapazes.
b. cem pessoas.
c. dois mil, setecentos e cinquenta livros.
d. duas mil, setecentas e cinquenta folhas.
e. quinhentos reais.
f. quinhentas moedas.
g. mil pessoas.
h. mil soldados.
i. segundo lugar.
j. segunda corrida.

4. a. Segundo o pai de Armandinho, o caderno do Batman custava o triplo do preço do outro caderno. O preço do outro caderno equivalia, portanto, a um terço do preço do caderno do Batman.
b. O número de páginas do caderno do Batman era a metade do número de páginas do outro caderno. O outro caderno tinha, portanto, o dobro de páginas do caderno do Batman.

5. a. No feminino: a metade; no masculino: o triplo, um terço e o dobro.
b. Eu bebi uma dose tripla de café. /   Herdamos a terça parte da herança.
c. Bebeu duas doses triplas de café. / Peguei dois terços da torta. / Comeu as duas metades do cupcake.

p.113
6. a. A crítica implícita na tirinha revela que cadernos e outros produtos de personagens de desenhos ou filmes costumam ser mais caros que os produtos de uma marca pouca conhecida ou desconhecida.
b. É a identidade secreta do Batman, isto é, seu nome verdadeiro.

7. a. São elas: “5 bilhões”, 180º e 30.
b. Respectivamente, ao número de estrelas no céu, à reclinação da poltrona e ao tempo de existência da companhia aérea.

8. a. A expressão é “hotel 5 estrelas”, que faz referência a hotéis de alto padrão.
b. O numeral é “5 bilhões”, que está no plural, portanto, apresenta flexão de número.
c. Refere-se à quantidade de estrelas no céu, por onde voa o avião.

9. a. As palavras destacadas são artigos indefinidos.

p.114
b. Somente em: “Com uma sessão do tratamento, você já vai se sentir bem melhor” e “Há na sala quatro cadeiras e uma poltrona”.

10. a. Grau diminutivo – enfatiza a intenção de rapidez no consumo do café.
b. Grau superlativo – enfatiza a diferença entre o primeiro e os demais colocados na corrida.
c. Grau aumentativo – atribui uma ideia pejorativa à categoria para a qual o time foi deslocado.

segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Trabalho de Reposição de falta – História – 2ª série – Profa. Lindinalva


E.E. Gabriel Ortiz
Nome_______________________________________________________Nº_______Série__________

 Trabalho de Reposição de falta – História – 2ª série – Profa. Lindinalva

Atividades
-Descreva sobre:
-Independência da América espanhola quanto:
-Composição da sociedade.
-Haiti
1808-Situação política na Espanha após a invasão napoleônica.
Vice-Reino da Nova Espanha ( atual México).
A Independência da América do Sul após as juntas de 1808.
-Vice-Reino do Rio da Prata.
A independência do Peru e a Reunião de Guayaquil.
-Vice Reino da Nova Granada.
-Vice Reino da Nova Espanha.
-Revolta de Tupac Amaru-
Vice Reino do Peru.

-Transferência da Corte para o Brasil.
Abertura dos Portos.
As Reformas Joaninas.
Os Tratados de 1810.
A elevação a Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves.
A Revolução do Porto.

Referencias bibliográficas.
Livro 2 ano - História & Cidadania.

Alfredo Boulos Junior - Editora FTD.

-Elabore uma conclusão dos textos.
-Pesquise e cole a escultura da Mão, de Oscar Niemeyer, localizada no Memorial da América Latina, em São Paulo (SP) de 2009.
Observe a escultura da mão, do arquiteto Oscar Niemeyer-(1907-2012) e responda:
      a)      Descreva a escultura, atentando-se para todos os detalhes. Procure responder:
      b)      O que seria essa forma em vermelho que se encontra no meio da obra e vai até o chão?
    c)      Segundo Niemeyer, “suor, sangue e pobreza marcaram a história desta América Latina tão desarticulada e oprimida. Agora urge de fazê-la num monobloco intocável, capaz de fazê-la independente e feliz”.
      e)      Que relações podemos estabelecer entre essa frase e a escultura?Comente.





Proposta de Redação II - Entrevista (2ºAno)


Saiba quem é Malala Yousafzai, a paquistanesa que desafiou os talibãs

Ela foi baleada na cabeça aos 15 anos por defender a educação feminina. Ganhadora de diversos prêmios, jovem é cotada para o Nobel da Paz.

Do G1, em São Paulo
Premiada por diversas organizações recentemente – como o respeitado Prêmio Sakharov para a Liberdade de Pensamento, do Parlamento Europeu e o Nobel da Paz, a paquistanesa Malala Yousafzai, de 16 anos, não conquistou sua notoriedade de maneira fácil. A jovem se tornou conhecida ao mundo há um ano, após ser baleada na cabeça por talibãs ao sair da escola.
O ataque aconteceu no dia 9 de outubro. Malala seguia em um ônibus escolar. Seu crime foi se destacar entre as mulheres e lutar pela educação das meninas e adolescentes no Paquistão – um país dominado pelos talibãs, que são contrários à educação das mulheres.
No Vale de Swat, no noroeste do país profundamente conservador, onde muitas vezes se espera que as mulheres fiquem em casa para cozinhar e criar os filhos, as autoridades afirmam que apenas metade das meninas frequentam a escola - embora este número fosse ainda menor, de 34%, segundo dados de 2011.
Malala cresceu e nasceu neste contexto. No início de sua infância, a situação ainda era melhor, com a educação das meninas sendo realizada sem muito questionamento. Nos anos 2000, entretanto, a influência do talibã se tornou cada vez maior, até que o grupo dominou a região, em 2007.
Em 2008, o líder talibã local emitiu uma determinação exigindo que todas as escolas interrompessem as aulas dadas às meninas por um mês. Na época, ela tinha 11 anos. Seu pai, que era dono da escola onde ela estudava, e sempre incentivou sua educação, pediu ajuda aos militares locais para permanecer dando aulas às meninas. Entretanto, a situação era tensa.
Naquela época, um jornalista local da BBC perguntou ao pai de Malala se alguns jovens estariam dispostos a falar sobre sua visão do problema. Foi quando a menina começou a escrever um blog, "Diário de uma Estudante Paquistanesa", no qual falava sobre sua paixão pelos estudos e as dificuldades enfrentadas no Paquistão sob domínio do talibã.
O blog era escrito sob um pseudônimo, mas logo se tornou conhecido. E Malala não tinha receios em falar em público sobre sua defesa da educação feminina.
Os posts para a BBC duraram apenas alguns meses, mas deram notoriedade à menina. Ela deu entrevistas a diversos canais de TV e jornais, participou de um documentário e foi indicada ao Prêmio Internacional da Paz da Infância em 2011. Na época, ela não ganhou – mas foi laureada com o mesmo prêmio em 2013.
A família de Malala sabia dos riscos – mas eles imaginavam que caso houvesse um ataque, o alvo seria o pai da menina, Ziauddin Yousafzai, um ativista educacional conhecido na região.
Quando houve o ataque, a situação já estava mais calma – os talibãs já haviam perdido o controle do Vale do Swat para o exército, em 2009. Por isso, o tiro levado pela menina foi ainda mais chocante.
No dia 9 de outubro, Malala deixou sua escola e seguiu para o ônibus que a levava para casa. Posteriormente, ela contou ter achado estranho o fato de as ruas estarem vazias. Pouco depois, dois jovens subiram no ônibus, perguntaram por ela e dispararam. Além de Malala, outras duas meninas também foram baleadas.
A menina foi socorrida e levada de helicóptero para o hospital militar de Peshawar. Relatos da época apontam que Malala ainda ficou consciente, apesar do tiro ter atingido sua cabeça, mas que se mostrava confusa.
Sua condição piorou, e ela precisou passar por uma cirurgia. O caso passou a ser acompanhado por todo o mundo, e o próprio governo do Paquistão passou a ter mais atenção. Um grupo de médicos britânicos que estava no país foi convidado para avaliar a situação de Malala, e sugeriram que a menina fosse transferida para Birmingham, onde receberia tratamento e teria mais chances de se recuperar.
A chegada de Malala ao Reino Unido aconteceu seis dias após o ataque. Ela foi mantida em coma induzido, e quando despertou, dez dias depois, logo demonstrou estar consciente, procurando questionar onde estava e o que havia ocorrido, mesmo estando entubada e não podendo falar.
A jovem ainda passou por uma segunda cirurgia, e sua recuperação foi surpreendente, segundo os médicos. Havia riscos de sequelas cognitivas e problemas na fala e no raciocínio, mas Malala escapou do ocorrido sem problemas.
A jovem teve alta apenas em janeiro, e continuou o tratamento na Inglaterra, onde passou a viver com sua família. Atualmente, ela frequenta uma escola na cidade de Birmingham.
Embora Malala tenha recebido muito apoio e elogios ao redor do mundo – incluindo diversas manifestações contra o ataque, no Paquistão a resposta para a sua ascensão ao estrelato foi mais cética, com alguns acusando-a de agir como um fantoche do Ocidente. Mesmo estando na Inglaterra, ela continuou a receber diversas ameaças dos talibãs.
O governo do Paquistão chegou a identificar alguns dos talibãs que teriam participado do ataque, mas ninguém permaneceu preso.
Diálogo
Recentemente, em entrevista à BBC, Malala disse que "a melhor maneira de superar os problemas e lutar contra a guerra é através do diálogo. Esse não é um assunto meu, esse é o trabalho do Governo (...) e esse é também o trabalho dos EUA".
A jovem considerou importante que os talibãs expressem seus desejos, mas insistiu que "devem fazer o que querem através do diálogo. Matar, torturar e castigar gente vai contra o Islã. Estão utilizando mal o nome do Islã".
Em sua entrevista à "BBC", Malala também assegura que ela gostaria de voltar algum dia ao Paquistão para entrar na política.
"Vou ser política no futuro. Quero mudar o futuro do meu país e quero que a educação seja obrigatória", disse a jovem, que há alguns meses pronunciou um discurso na ONU e foi acompanhada pelo ex-primeiro-ministro do Reino Unido, o trabalhista Gordon Brown.
"Mas para mim o melhor modo de lutar contra o terrorismo e o extremismo é fazer uma coisa simples: educar a próxima geração", insistiu. "Acredito que alcançarei este objetivo porque Alá está comigo, Deus está comigo e salvou a minha vida".
"Eu espero que chegue o dia em que o povo do Paquistão seja livre, tenha seus direitos, paz e que todas as meninas e crianças vão à escola", ressaltou a menor, se expressando com eloquência e muita segurança cada vez que fala da situação em seu país.
Apesar das ameaças, Malala reiterou seu desejo de voltar ao Paquistão da Grã-Bretanha, para onde foi levada depois de ser baleada na cabeça e onde frequenta a escola.
"O mau de nossa sociedade e de nosso país", declarou em referência ao Paquistão, "é que sempre esperam que venha outra pessoa" para consertar as coisas.
Malala admitiu que a Grã-Bretanha causou em sua família uma grande impressão, "especialmente em minha mãe, porque nunca havíamos visto mulheres tão livres, vão a qualquer mercado, sozinhas e sem homens, sem os irmãos ou os pais".
Após a entrevista, os talibãs paquistaneses acusaram Malala de não "ter coragem" e prometeram que vão atacá-la novamente se tiverem uma chance. "Nós atacamos Malala porque ela falava contra os talibãs e o Islã e não porque ela ia à escola", explicou Shahid, referindo-se ao blog que Malala escrevia na "BBC" e que lhe valeu reconhecimento internacional.
Luta pública
Seu primeiro pronunciamento público ocorreu em julho deste ano, nove meses após o ataque, quando fez um discurso na Assembleia de Jovens da ONU. Na ocasião, ela reforçou que não será silenciada por ameaças terroristas. "Eles pensaram que a bala iria nos silenciar, mas eles falharam", disse em um discurso no qual pediu mais esforços globais para permitir que as crianças tenham acesso a escolas. "Nossos livros e nossos lápis são nossas melhores armas", disse ela na oportunidade. "A educação é a única solução, a educação em primeiro lugar".
"Os terroristas pensaram que eles mudariam meus objetivos e interromperiam minhas ambições, mas nada mudou na vida, com exceção disto: fraqueza, medo e falta de esperança morreram. Força, coragem e fervor nasceram", completou.
Na época, Gordon Brown, ex-primeiro-ministro britânico e enviado especial da ONU para a educação, elogiou Malala como "a garota mais corajosa do mundo" ao apresentá-la à Assembleia de Jovens da ONU.
Após o discurso, um alto comandante do talibã paquistanês escreveu uma carta a Malala acusando-a de manchar a imagem de seu grupo e convocando-a a retornar para casa e a estudar em uma madraça. Adnan Rasheed, um ex-membro da força aérea que entrou para os quadros do TTP, disse que gostaria que o ataque não tivesse ocorrido, mas acusou Malala de executar uma campanha para manchar a imagem dos militantes.
"É incrível que você esteja gritando a favor da educação; você e a ONU fingem que você foi baleada por causa da educação, mas esta não é a razão... não é pela educação, mas sua propaganda é a questão", escreveu Rasheed. "O que você está fazendo agora é usar a língua para acatar ordens dos outros."
Na carta, Rasheed também acusou Malala de tentar promover um sistema educacional iniciado pelos colonizadores britânicos para produzir "asiáticos no sangue, mas ingleses por gosto", e disse que os alunos devem estudar o Islã, e não o que chama de "currículo secular ou satânico".
"Aconselho você a voltar para casa, a adotar a cultura islâmica e pashtun, a participar de qualquer madraça islâmica feminina perto de sua cidade natal, a estudar e aprender com o livro de Alá, a usar sua caneta para o Islã e a se comprometer com a comunidade muçulmana", escreveu Rasheed.

Agora que você já leu o texto, imagine que você é um (a) repórter e trabalha ao portal de notícias BBC e tenha que transcrever uma entrevista feita com Malala de maneira objetiva, isso é, com perguntas e respostas. Para tanto, elabore um parágrafo introdutório de oito a dez linhas (tendo como base as informações do texto acima, mas não AS COPIE; isso implicará PERDA de pontos) e crie um título. Obrigatoriamente, sua entrevista deverá ter três perguntas e três respostas de cinco a sete linhas cada uma. Por fim, não se esqueça de deixá-la coerente, ou seja, com começo, meio e fim.
BOM TRABALHO!!


domingo, 2 de setembro de 2018

Revisão - Arcadismo

Abaixo estão alguns links para revisão do conteúdo:

GABARITO - Exercícios sobre os artigos


p. 79
1.a. Os artigos definidos atribuem às expressões citadas um sentido particularizado, já que a boca, o nariz e as mãos são partes do corpo de cada leitor.
b. Os artigos indefinidos generalizam os substantivos, pois trata-se de quaisquer objetos.

p.80
2. a. Não; quando usamos os artigos definidos o sentido se altera, já que passamos a falar de algo específico.
b. A ausência de artigos produz um sentido genérico e indeterminado aos substantivos, ou seja, de que se trata de alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoais indeterminados, sem relação de pertencimento à esta ou àquela pessoa.

3. O primeiro erro do assaltante foi atender o celular e devolvê-lo para vítima, pois, a partir daí, ele se atrapalha.

4. a. O assaltante não utiliza artigos definidos no 1º quadrinho, pois se refere aos objetos que ele pretendia roubar da vítima, sem saber se ela tinha todos eles ou não.
b. No 3º quadrinho, a vítima já tirou dos bolsos todos os objetos exigidos pelo assaltante. Assim, os dois passam a utilizar os artigos definidos, já que ambos estão se referindo a objetos específicos.

p. 81
5. a. O emprego do artigo definido produz o sentido de que todos os homens (e mulheres) procediam da forma mencionada.
b. O emprego do artigo indefinido introduz no texto um homem que ainda não havia sido mencionado anteriormente, mas que teve uma ideia inovadora. Além disso, não é possível identificar quem era esse homem.
c. No quarto trecho.

6. a. Homem refere-se à raça humana. Nesse caso, o artigo generaliza o substantivo.
b. O emprego da expressão “os homens” sugere a noção de grupo, isto é, não era somente um homem que praticava o canibalismo, mas todos daquela tribo.


p.83
6. a. O artigo indefinido expressa a ideia de que a pessoa está com muito sono.
b. O artigo indefinido produz um sentido indeterminado, já que não é possível saber quem são esses meninos e quanto são exatamente.
c. Com o uso do artigo indefinido, não é possível saber quanto se tem na carteira, pois se refere a um valor aproximado.

7. No primeiro enunciado, é possível compreender que nem todos os representantes dos 3ºs anos participam da comissão. Já no segundo enunciado, com o uso da preposição mais o artigo (pelos), fica claro que a comissão é formada por todos os representantes dos 3ºs anos.

8. a. Refere-se à profissão que ele exerce.
b. Refere-se a um professor específico, da disciplina ou da turma.
c. Refere-se a mais um professor, dentre tantos no mercado.
d. Refere-se ao melhor professor.

terça-feira, 28 de agosto de 2018

Trabalho de Compensação de Ausências - Matemática - 3º K,L,M.N e O


·         Trabalho de Compensação de Ausência – 2º Bimestre/2018 -  Matemática – 3º K,L,M,N e O

·         Data da entrega : Impreterivelmente : 02/10/2018 – Profa Geni –

·         Acima de 10 faltas. Quantidade de faltas inferior (solicitar atividade em sala de aula com a professora )

Orientações Gerais :
O Trabalho deverá ser realizado em folha de papel almaço com linha, manuscrito, à caneta azul ou preta, sem rasuras, sem uso de corretivos. Deve conter uma capa onde esteja identificado de maneira clara o nome do aluno e sua série, bem como a identificação do trabalho : COMPENSAÇÃO DE AUSÊNCIAS DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA.

Definir cada item abaixo relacionado e para cada definição um exemplo : algébrico ou geométrico com sua devida resolução.

Referente ao 1º bimestre: Geometria Analítica
1-      Ponto.
2-      Distância.
3-      Ponto Médio.
4-      Alinhamento de três pontos.
5-      Reta
6-      Equação Geral da Reta.
7-      Estudo dos coeficientes.
8-      Retas paralelas e perpendiculares.
9-      Circunferência.
10-   Equação da circunferência.

Referente ao 2º bimestre – Equações Algébricas, Polinômios e Números Complexos.

1-      O que é polinômio.
2-      Equações polinomiais.
3-      Relações entre coeficientes e raízes.
4-      Operações com polinômios.
5-      O que são Números Complexos.
6-      Operações com Números Complexos.
7-      Plano de Argand Gauss.

quinta-feira, 23 de agosto de 2018

TRABALHO DE COMPENSAÇÃO DE AUSÊNCIA MATEMÁTICA – Profa. LIU


TRABALHO DE COMPENSAÇÃO DE AUSÊNCIA MATEMÁTICA – Profa. LIU


2ª séries P, Q, R, S, T e U

Data limite de entrega: 24/09/2018

Orientações para a realização dos trabalhos:
Todos os trabalhos deverão conter:
 .Capa – Nome, série e o número
 .Introdução,
 .Desenvolvimento,
 .Conclusão
 .Cálculos
 .Bibliografia (inclusive os endereços de sites pesquisados)

 - Os trabalhos devem ser feitos à MÃO e em folha de almaço;
 - Deverão ser entregues limpos e organizados (sem rasuras e branquinho);
 - Não serão aceitos trabalhos entregues após a data;
 -Trabalhos incompletos serão anulados e a compensação será cancelada.

De 1 até 5 faltas
 Pesquisa:
Sistemas lineares
Classificação, Matriz associada a um sistema linear, Regra de Cramer e escalonamento.
Além da pesquisa, o trabalho deverá conter 5 exemplos de cada tópico com exercícios resolvidos.
De 6 até 10 faltas:
Pesquisa:
Determinantes
De 1ª ordem, 2ª ordem e terceira ordem (Regra de Sarrus).
Sistemas lineares
Classificação, Matriz associada a um sistema linear, Regra de Cramer e escalonamento.
Além da pesquisa, o trabalho deverá conter 5 exemplos de cada tópico com exercícios resolvidos.
De 11 até 15 faltas:
Pesquisa:
Matrizes
Conceito, representação, tipos, e operações.
Determinantes
De 1ª ordem, 2ª ordem e terceira ordem (Regra de Sarrus).
Sistemas lineares
Classificação, Matriz associada a um sistema linear, Regra de Cramer e escalonamento.
Além da pesquisa o trabalho deverá conter 5 exemplos de cada tópico com exercícios resolvidos.
Acima de 15 faltas: O mesmo trabalho de pesquisa acima, incluindo 10 exercícios resolvidos de cada tópico.








segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Roteiro de estudo (Arcadismo) – CORREÇÃO


1.            “Além do desenvolvimento urbano, a própria estética do Arcadismo auxiliou na propagação das obras literárias da época: a linguagem mais acessível dos poemas árcades permitiu que um número maior de leitores tivesse acesso aos textos, levando à sua maior circulação” (p.258).
2.            “Esse grupo trouxe da Europa novas concepções artísticas e filosóficas, elaborou uma significativa produção literária e contribuiu decisivamente para a instituição de uma literatura brasileira” (p.259).
3.            “A Arcádia localiza-se na região montanhosa da Grécia” (p.259).
4.            “A Arcádia Romana, fundada em 1690 na Itália, foi a primeira agremiação literária que cultivou e divulgou amplamente a poesia bucólica greco-latina” (p.259).
5.            “O século XVIII foi marcado por transformações sociais, políticas e culturais. [...] prestígio e poder” (p.259).
6.            “Os poetas árcades, além de seguirem a tradição literária clássica latina, absorveram progressivamente os ideais iluministas e os expressaram em seus poemas [...] e do próprio homem” (p.259).
7
a.    “Aproveite o dia”;
b.    “Lugar ameno”;
c.     “Fuga da cidade”;
d.    “Mediania dourada”;
e.    “O tempo foge”.