segunda-feira, 4 de abril de 2016

CONTEÚDO PARA A PROVA DE RECLASSIFICAÇÃO 2016 (ARTE)

ARTE

  Bimestre
Cidade, cultura e práticas culturais

Patrimônio cultural imaterial e material;
Tradição e ruptura; arte contemporânea;
Educação patrimonial
Arte pública; intervenções urbanas. Paisagem sonora; músicos de rua
Escola de samba; tambor de crioula; jongo; roda de samba; frevo; forró, dança contemporânea; dança popular
Artes circenses; circo tradicional; circo contemporâneo; palhaço/clow e atradição cômica; folia de reis; palhaços de hospital.
Pré-projetos de intervenção na escola

2º Bimestre 

Intervenção em arte: projetos poéticos na escola

Intervenção em arte
Modos de intervenção nas diferentes
Linguagens artísticas
Relação arte-público
Projetos poéticos de intervenção na escola

3ºBimestre

A arte contemporânea no território da materialidade

Procedimentos técnicos das linguagens da fotografia (inclusive via celulares), do Computador, do cinema de animação,web art, expansão dos conceitos de pintura, desenho, escultura, grafite etc.

Inserção de imagens tecnológicas nos espetáculos; os novos equipamentos de iluminação e de efeitos cênicos; o palco para além do edifício teatral

DJs; música eletrônica; procedimentos técnicos da informática Realização dos projetos poéticos

4º Bimestre

Ressonâncias da arte do passado na arte contemporânea

A apropriação e a citação na produção em artes visuais, dança, teatro
Citações de obras de outras épocas (sejam melódicas, harmônicas, instrumentações...), nas composições de compositores eruditos, da MPB e do jazz
Continuidade de projetos poéticos individuais ou coletivos nas linguagens artísticas

 2º ANO

1º Bimestre

O encontro entre arte e público

Aproximação entre arte e público;curadoria educativa; conceitos e curadoria de Festivais
Obras interativas; espaços institucionais e alternativos; modos de expor; diferentes públicos; arte e comunicação visual na escola festivais dionisíacos e teatro grego; sagrado e profano; ressonâncias entre espetáculo e espectador
Espaços convencionais e alternativos; intervenção do espectador no espetáculo de dança; dança-público/quarta-parede mediações para a a escuta; interpretações diversas; repertório pessoal e cultural; bandas; coretos; espaços para concerto pré-projetos de poética pessoal ou colaborativa

2º Bimestre

A poética da matéria no território das linguagens da arte

A materialidade na linguagem da fotografia, do bordado, da pintura, entre outras a materialidade do texto na construção da obra cênica
O corpo e a pesquisa de movimento a matéria-som, ruído, silêncio e palavra projetos de poética pessoal ou colaborativa.

3º Bimestre


Projeto de contaminação de linguagens no território das linguagens artísticas

land art; arte pública; performance;
Instalação; apropriação de imagens; colagem; computação gráfica; contaminação de linguagens; fotografia; grafite; livro de artista; objeto; video arte
Intervenções urbanas; performance; teatro pós-moderno
Dança de rua, as experiências
Contemporâneas de movimento
Intervenções sonoras; sons de celulares; rádios comunitárias
Invenção de ações culturais (intervenções visuais, sonoras, corporais; curadorias educativas gerando novos contatos com as linguagens da arte)

4º Bimestre

Intervenções urbanas e ambientais como projeto poético
Modos de pensar e olhar a arte

História da Arte; Filosofia da Arte – Estética;
Crítica de Arte; Sociologia da Arte; Psicologia da Arte; Antropologia Cultural; Semiótica da Cultura; Mercado da Arte etc.
Finalização dos projetos poéticos de intervenções individuais ou colaborativas com fundamentação teórica a partir do contato com os saberes estéticos e culturais