Quanto aos
critérios da avaliação da redação, segue abaixo explicação:
1. Item
1 - Estrutura do gênero:
·
O
texto é do tipo (narrativo, descritivo, argumentativo, expositivo, etc.) e do
gênero (notícia, crônica, carta, resumo, etc.).
·
A
paragrafação está harmônica e, de fato, ajuda a separar as ideias?
2. Item
2 - Compreensão da proposta e aplicação dos elementos constituintes do gênero
para desenvolver o tema?
·
O
texto inclui TODOS os elementos solicitados na proposta?
·
Alguma
parte importante do texto está faltando?
·
O
texto apresenta originalidade e criatividade no grau esperado para um aluno de
Ensino Médio.
3. Item
3 - Coesão textual/Coerência textual:
·
Os
elementos coesivos foram utilizados adequadamente, de maneira que seja fácil
acompanhar a lógica do texto?
·
O
texto está coerente? Há trechos confusos?
·
O
texto traz informações incorretas?
·
O
leitor contém ideias extremistas, preconceituosas e/ou estereotipadas?
4. Item
4 - Modalidade escrita formal:
·
A
variedade linguística e o nível de formalidade estão adequados ao contexto?
·
Há
problemas lexicais, ou seja, palavras usadas com sentido equivocado?
·
Nos
momentos em que deveria utilizar a variedade padrão, o texto apresenta sintaxe
(concordância, regência e colocação) em desacordo com a gramática normativa?
·
O
texto apresenta desvios de ortografia (exceto quando têm função comunicativa,
como a reprodução do sotaque de um personagem)?
·
Há
problemas de pontuação?
·
O
texto é legível? Está livre de rasuras que poderiam prejudicar sua apresentação
visual?
·
O
texto foi disposto adequadamente no papel?