quarta-feira, 13 de abril de 2016

Critérios para correção das redações - Profª Erika (3ºAno)

Quanto aos critérios da avaliação da redação, segue abaixo explicação:
1.       Item 1 - Estrutura do gênero:
·         O texto é do tipo (narrativo, descritivo, argumentativo, expositivo, etc.) e do gênero (notícia, crônica, carta, resumo, etc.).
·         A paragrafação está harmônica e, de fato, ajuda a separar as ideias?

2.       Item 2 - Compreensão da proposta e aplicação dos elementos constituintes do gênero para desenvolver o tema?
·         O texto inclui TODOS os elementos solicitados na proposta?
·         Alguma parte importante do texto está faltando?
·         O texto apresenta originalidade e criatividade no grau esperado para um aluno de Ensino Médio.

3.       Item 3 - Coesão textual/Coerência textual:
·         Os elementos coesivos foram utilizados adequadamente, de maneira que seja fácil acompanhar a lógica do texto?
·         O texto está coerente? Há trechos confusos?
·         O texto traz informações incorretas?
·         O leitor contém ideias extremistas, preconceituosas e/ou estereotipadas?

4.       Item 4 - Modalidade escrita formal:
·         A variedade linguística e o nível de formalidade estão adequados ao contexto?
·         Há problemas lexicais, ou seja, palavras usadas com sentido equivocado?
·         Nos momentos em que deveria utilizar a variedade padrão, o texto apresenta sintaxe (concordância, regência e colocação) em desacordo com a gramática normativa?
·         O texto apresenta desvios de ortografia (exceto quando têm função comunicativa, como a reprodução do sotaque de um personagem)?
·         Há problemas de pontuação?
·         O texto é legível? Está livre de rasuras que poderiam prejudicar sua apresentação visual?
·         O texto foi disposto adequadamente no papel?