EXERCÍCIOS
– ORAÇÕES COORDENADAS - CORREÇÃO (3ºANO - ProfªErika)
1)
Leia
as orações dos itens a seguir, observando o tipo de relação semântica existente
entre elas. Depois reescreva-as, ligando-as com uma conjunção coordenativa que
faça o período ficar coerente.
a)
O
garoto não estava bem. Chorava. Gemia baixinho. O
garoto não estava bem, pois chorava e gemia baixinho. (O.C.S.Explicativa; O.C.S.Aditiva)
b)
Havia
muito serviço ainda na cozinha. De raiva, ninguém trabalhava. Não falava. Havia muito serviço ainda na cozinha; entretanto, de raiva,
ninguém trabalhava nem falava. (O.C.S.Adversativa; O.C.S.Aditiva)
c)
Siga
o roteiro proposto. Abandone a competição. Siga o
roteiro proposto ou abandone a competição.(O.C.S.Alternativa)
d)
Façam
silêncio. Há gente dormindo. Façam silêncio, porque
há gente dormindo. (O.C.S.Explicativa)
e)
Ele
é seu pai. Respeite-lhe a vontade pelo menos desta vez. Ele é seu pai: respeite-lhe, pois, a vontade pelo menos desta
vez. (O.C.S.Conclusiva)
f)
Dormi
tarde. Acordei cedo. Dormi tarde, porém acordei
cedo. (O.C.S.Adversativa)
g)
Li.
Reli seu texto. Não o entendi. Li e reli
seu texto, mas não o entendi. (O.C.S.Aditiva; O.C.S.Adversativa)
2)
Classifique
as orações destacadas nos períodos:
a)
Nunca
lhes revele a verdade, pois eles se
decepcionariam muito. O. C. S. Explicativa.
b)
As
opiniões dela são inteligentes; merecem,
pois, respeito. O. C. S. Conclusiva.
c)
Todos
prometeram ajudar o velhinho, mas
poucos realmente o ampararam. O. C. S. Adversativa.
d)
As
discussões do grupo não só revelaram pontos de vista diferentes, mas também promoveram maior integração
entre seus participantes. O. C. S.
Aditiva
3)
De
acordo com o exemplo, reúna cada par de períodos simples em um período composto
por coordenação, usando uma conjunção que torne mais clara a relação de sentido
que se estabelece entre eles. Indique se essa relação é de adição, oposição, alternância, conclusão ou explicação.
Todos eram calmos. As discussões
eram muito raras.
Todos eram calmos, por isso as discussões eram
muito raras.
Relação
de conclusão
a)
A
comida era muito boa. O pequeno restaurante vivia vazio. A comida era muito boa, porém
o pequeno restaurante vivia vazio – relação de oposição.
b)
A
comida era muito boa. O pequeno restaurante vivia cheio. A comida era muito boa, por
isso o pequeno restaurante vivia cheio – relação de conclusão.
c)
Os
alunos não concordaram com a proposta da escola. Eles também não propuseram
outra solução para o problema. Os alunos não
concordaram com a proposta da escola, nem
propuseram outra solução para o problema – relação de adição.
d)
Não
o critique em público. Ela é muito sensível. Não o
critique em público, porque ela
é muito sensível – relação de explicação.
4) Imagine
que dois amigos estejam trocando ideias para decidir em que lugar eles irão
acampar nas férias. Durante a conversa, cada um deles faz uma das seguintes
afirmações a respeito de uma determinada praia:
1. Aquela praia é um paraíso, mas o
acesso a ela é muito difícil.
2. O acesso àquela praia é muito
difícil, mas ela é um paraíso.
Pergunta-se:
qual dos dois revela menor disposição de viajar para a tal praia. Explique sua
resposta. O falante 1. A ordenação dada às orações ligadas por mas faz com que a segunda
contenha um fato que, para esse falante, é mais significativo que o da
primeira. Ou seja, a praia “ter acesso difícil” é uma característica negativa
que prevalece sobre uma
positiva (“ser um paraíso”).