sexta-feira, 23 de setembro de 2016

EXERCÍCIOS – ORAÇÕES COORDENADAS - CORREÇÃO (3ºANO - ProfªErika)
1)                  Leia as orações dos itens a seguir, observando o tipo de relação semântica existente entre elas. Depois reescreva-as, ligando-as com uma conjunção coordenativa que faça o período ficar coerente.
a)                   O garoto não estava bem. Chorava. Gemia baixinho. O garoto não estava bem, pois chorava e gemia baixinho. (O.C.S.Explicativa; O.C.S.Aditiva)
b)                   Havia muito serviço ainda na cozinha. De raiva, ninguém trabalhava. Não falava. Havia muito serviço ainda na cozinha; entretanto, de raiva, ninguém trabalhava nem falava. (O.C.S.Adversativa; O.C.S.Aditiva)
c)                   Siga o roteiro proposto. Abandone a competição. Siga o roteiro proposto ou abandone a competição.(O.C.S.Alternativa)
d)                  Façam silêncio. Há gente dormindo. Façam silêncio, porque há gente dormindo. (O.C.S.Explicativa)
e)                   Ele é seu pai. Respeite-lhe a vontade pelo menos desta vez. Ele é seu pai: respeite-lhe, pois, a vontade pelo menos desta vez. (O.C.S.Conclusiva)
f)                    Dormi tarde. Acordei cedo. Dormi tarde, porém acordei cedo. (O.C.S.Adversativa)
g)                   Li. Reli seu texto. Não o entendi. Li e reli seu texto, mas não o entendi. (O.C.S.Aditiva; O.C.S.Adversativa)

2)                  Classifique as orações destacadas nos períodos:
a)                  Nunca lhes revele a verdade, pois eles se decepcionariam muito. O. C. S. Explicativa.
b)                  As opiniões dela são inteligentes; merecem, pois, respeito. O. C. S. Conclusiva.
c)                   Todos prometeram ajudar o velhinho, mas poucos realmente o ampararam. O. C. S. Adversativa.
d)                   As discussões do grupo não só revelaram pontos de vista diferentes, mas também promoveram maior integração entre seus participantes. O. C. S. Aditiva

3)                  De acordo com o exemplo, reúna cada par de períodos simples em um período composto por coordenação, usando uma conjunção que torne mais clara a relação de sentido que se estabelece entre eles. Indique se essa relação é de adição, oposição, alternância, conclusão ou explicação.
Todos eram calmos. As discussões eram muito raras.
Todos eram calmos, por isso as discussões eram muito raras.
Relação de conclusão

a)                   A comida era muito boa. O pequeno restaurante vivia vazio. A comida era muito boa, porém o pequeno restaurante vivia vazio – relação de oposição.
b)                  A comida era muito boa. O pequeno restaurante vivia cheio. A comida era muito boa, por isso o pequeno restaurante vivia cheio – relação de conclusão.
c)                   Os alunos não concordaram com a proposta da escola. Eles também não propuseram outra solução para o problema. Os alunos não concordaram com a proposta da escola, nem propuseram outra solução para o problema – relação de adição.

d)                  Não o critique em público. Ela é muito sensível. Não o critique em público, porque ela é muito sensível – relação de explicação.


4) Imagine que dois amigos estejam trocando ideias para decidir em que lugar eles irão acampar nas férias. Durante a conversa, cada um deles faz uma das seguintes afirmações a respeito de uma determinada praia:
1.       Aquela praia é um paraíso, mas o acesso a ela é muito difícil.
2.       O acesso àquela praia é muito difícil, mas ela é um paraíso.
Pergunta-se: qual dos dois revela menor disposição de viajar para a tal praia. Explique sua resposta. O falante 1. A ordenação dada às orações ligadas por mas faz com que a segunda contenha um fato que, para esse falante, é mais significativo que o da primeira. Ou seja, a praia “ter acesso difícil” é uma característica negativa que prevalece sobre uma positiva (“ser um paraíso”).